O que é CLaCS?
CLaCS (CryoLaser & CryoScleroterapy) é um tratamento novo que a Nunes Clinica trouxe que associa dois métodos : o laser e escleroterapia com dextrose 75% , ambos aplicados sob um fluxo de ar a -20° C sobre a pele e com visualização das veias sob a pele com realidade aumentada em tempo real.
Como funciona o CLaCS
Durante o CLaCS, primeiramente, identificamos as telangiectasias (vasos) ao exame visual e as veias nutridoras ou pequenas varizes com a realidade aumentada, um aparelho que permite visualizar as veias sob a pele mesmo não estando visíveis a olho nu. Este tratamento potencializa a ação dos métodos individualmente, levando a uma maior eficácia com menor índice de complicações comparado a aplicação dos métodos isoladamente. Além disso, o uso da realidade aumentada permite identificar veias ocultas que nutrem os vasos da pele e são fonte constante de insucesso terapêutico.
Como é feita a avaliação para a aplicação do tratamento CLaCS?
Após obtermos a história clinica do paciente e nos certificarmos que esta apto de realizar o tratamento, examinamos as pernas identificando os vasos mais finos, as veias nutridoras e as varizes, estas duas ultimas através da realidade aumentada e do exame de doppler venoso se necessário. Em seguida fazemos um registro fotográfico minucioso para melhor documentação das áreas a serem tratadas e para podermos conferir a eficácia do tratamento.
Como é aplicado o tratamento?
Para a aplicação do tratamento CLaCS um jato de ar frio é aplicado sobre a pele a temperaturas de até -20º C para diminuir o desconforto, enquanto o laser transdérmico emite pulsos de luz que atravessam a pele sem queimar e, são absorvidos até 30 vezes mais pelo sangue do que pelo tecido cutâneo, esquentando o sangue e edemaciando a veia, permitindo que ela feche cada vez mais.
Para potencializar o tratamento é aplicada a dextrose (glicose) em cerca de 30% dos pontos tratados com laser, principalmente em locais onde a veia não fechou.
Vantagens do tratamento CLaCS ?
- Menor índice de complicações como manchas ou lesões térmicas na pele comparado ao uso dos dois métodos isoladamente
- Pode substituir a cirurgia convencional em alguns casos
- Não é necessário repouso pós procedimento,
- Menos sessões para eliminar os vasinhos
- Reduz a dor
- Sem limitação de atividade física